Deni Zolin

Decimo troca experiências com prefeito de Bruxelas, na Bélgica

Decimo troca experiências com prefeito de Bruxelas, na Bélgica

Foto: Divulgação

O vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, e o assessor superior Ronie Gabbi estão na Bélgica representando a Prefeitura de Santa Maria no Brussels Urban Summit (BUS) 2023, que começou nesta segunda e vai até quinta. O evento tem por objetivo debater temas como mudanças climáticas, migrações, crescimento urbano, desigualdade social, inovação e sustentabilidade. Conforme a organização, serão 300 cidades do mundo todo e mais de mil personalidades políticas, especialistas e representantes da sociedade civil presentes durante os quatro dias do Brussels Urban Summit.

 
Decimo foi convidado a participar do evento na Europa por intermédio da cônsul honorária da Bélgica em Porto Alegre, Kátia Pinheiro, em virtude de dois fatores: o Distrito Criativo Centro-Gare, iniciativa que vai ao encontro de alguns dos temas abordados durante o evento; e a Vila Belga, conjunto residencial de 116 anos, composto por 84 residências geminadas, construídas em Santa Maria pela empresa belga Compagnie Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil, o que rendeu ao local o título de Patrimônio Belga no Exterior.

 
O primeiro dia de evento na Bélgica foi marcado pela visita à prefeitura de Bruxelas, onde foi realizado um painel com o prefeito da capital belga, Philippe Close, e com a prefeita de Bogotá, da Colômbia, Claudia López Hernández. Também faz parte da programação do BUS três conferências internacionais: o 14º Congresso Mundial da Metropolis, a Conferência Anual da Eurocities e a 6ª Cúpula de Presidentes de Câmara Campeões da OCDE para a Iniciativa de Crescimento Inclusivo.

 
– Os painéis que ocorreram na Prefeitura de Bruxelas tiveram como tema as cidades verdes. Neles, foi falado a respeito do assunto como oportunidade de inclusão social e desenvolvimento econômico. Um tema relacionado ao das mudanças climáticas, que tem sido debatido com maior frequência nos últimos anos – disse o vice-prefeito, Rodrigo Decimo. 


Ainda que existam diferenças culturais e econômicas entre Bélgica e Brasil, Decimo comentou a respeito da preservação dos bens históricos de Bruxelas, como seus prédios, praças e casas, ação que a Prefeitura de Santa Maria busca implementar no Distrito Criativo Centro-Gare:

“A primeira impressão da cidade é de muita vida, com uma riqueza histórica demonstrada através da arquitetura. Vemos o artesanato identitário transformando ícones em souvenirs que fortalecem o comércio. Algo em comum, as casas de Bruxelas inspiraram embalagens coloridas, caixinhas em formato de casinhas, que embalam o melhor chocolate para os turistas. Semelhantemente, as nossas casas da Vila Belga viram arte em miniatura e são comercializadas no Brique da Vila Belga. Considero que esse tipo de objeto possa ter sua produção intensificada, fortalecendo a identidade das casas e dos prédios do Centro Histórico de Santa Maria e, assim, aumentar a geração de renda”.

O assessor Ronie Gabbi comenta que a cidade de Bruxelas tem diversas obras em andamento, mas que são cobertas com tapumes decorativos que, muitas vezes, remetem à natureza, como uma forma de aliviar a pressão e minimizar os transtornos causados pelas obras. Ele destaca as opções de modalidades disponíveis à população, com pistas exclusivas para bicicletas e patinetes elétricos, muitos deles disponíveis para aluguel.
(Com informações da prefeitura)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Se não querem abrir aos domingos, deixem os outros mercados funcionarem

Se parte dos donos de mercados não quer abrir aos domingos, deixem os outros funcionarem Próximo

Se parte dos donos de mercados não quer abrir aos domingos, deixem os outros funcionarem

Deni Zolin